PSD/CDS/PS: a UTAO vai vos dar “tautau”…

Detetor de Mentiras

O chamamento da primavera faz despertar os machos para lutas ferozes na disputa pelas fêmeas. No que toca aos “animais políticos”, essas lutas ocorrem para conquistar a “verdade”. Mas apenas como troféu.

No PSD, alegadamente, ao lerem “Uma década para Portugal”, alguém pensou “mentirosos somos nós e não mentimos tanto”. Indignados, lançaram Marco António Costa contra o outro António Costa. Ufa, até nos nomes eles são quase iguais.

Assim de uma assentada Marco atirou-lhe com 29 perguntas e 2 auditorias. A primeira a realizar pela UTAO [Unidade Técnica de Apoio Orçamental] e a segunda pelo Conselho de Finanças Públicas.

Até aqui tudo bem, fiquei até agradavelmente surpreendida. De facto, há que começar a impor limites à demagogia e ao eleitoralismo, ainda que de forma demagógica e eleitoralista. Pelo menos já é um começo…

No entanto, como é evidente, os portugueses ficam à espera de reciprocidade de tratamento, quando a coligação PSD/CDS, ainda por batizar, apresentar as suas propostas concretas. Para além disso é importante que todos os restantes partidos possam enviar perguntas aos “três grandes” da democracia portuguesa.

Inspirada por esta onda de verdade, atrevo-me mesmo a sugerir a utilização de detetores de mentiras nos comícios e debates eleitorais… mas daqueles que dão choques elétricos!

1 contra-alegação:

  1. A pergunta que se impõe é quem é a UTAO? Mais um grupo de economistas que não sabemos quem são?

    ResponderEliminar

Instagram