Juiz Michael Cicconetti contra corrupção em Portugal?

juiz Michael Cicconetti

O inovador juiz americano, que condenou a mulher que se recusou a pagar uma corrida de táxi, a percorrer a pé a mesma distância, que faria se julgasse e condenasse por corrupção, um político português?

O juiz Michael Cicconetti tem apenas como objetivo, adequar a pena ao crime em que estiver a julgar. Nesse sentido, sentenciou um homem, condenado por conduzir sob o efeito de álcool, a ver de perto dois cadáveres de vítimas de acidentes de viação. Sentenciou ainda uma mulher, condenada por abandono de uma ninhada de gatos, a passar uma noite ao relento no meio de um parque.

A grande questão que se coloca é, este Rei Salomão dos nossos tempos, que pena aplicaria a um político corrupto no nosso país?

Certamente não os mandaria para a cadeia, pois na prática esta funciona como um SPA para VIP´s. Aproveitam para pôr a leitura e a escrita em dia e ainda têm tempo para fazer exercício físico diário, para perder as gorduras acumuladas durante a vida burguesa que levaram cá fora. Se isso é um castigo, vou ali e venho já…

O que alegadamente o juiz faria seria bem mais aterrorizador para os prevaricadores. Depois de devolvida a riqueza obtida de forma ilícita, condená-los-ia a viver de forma honesta, durante o período da pena.

À primeira vista a pena pode parecer demasiado leve, mas deixem-me explicar tudo direitinho. Os corruptos condenados, seriam recambiados para uma das nossas cidades do interior, que eles ajudaram a desertificar. O seu novo “lar doce lar” passaria a ser num bairro social e diariamente teriam de ir trabalhar em transportes públicos para uma fábrica na periferia, em troca de um salário mínimo. Os seus filhos teriam de frequentar a escola pública e passariam todos a aceder apenas ao Sistema Nacional de Saúde… Estão a imaginar o calvário que seria?

Viver honestamente neste país não é pera doce.

Uma coisa é certa, a cadeia não assusta a nossa classe política, mas a pobreza aterroriza-os…

1 contra-alegação:

Instagram